quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

CTA e Conad aprovam orçamento, PAT para 2020 e regras de novo PDI

O Conselho Técnico Administrativo (CTA) da Emater/RS e o Conselho Administrativo (Conad) da Ascar aprovaram por unanimidade, na tarde de terça-feira (17/12), o orçamento da Instituição para o próximo ano e as regras de possível novo Programa de Desligamento Incentivado (PDI). Também foi aprovado o Plano Anual de Trabalho (PAT) - 2020.

De acordo com o diretor administrativo, Vanderlan Vasconselos, o orçamento aprovado e necessário para pagamento das despesas do próximo ano gira em torno de R$ 285 milhões, sendo que R$ 185 milhões são de convênio com o Governo do Estado.

Sobre o PAT 2020, o diretor técnico, Alencar Paulo Rugeri, afirma que foi elaborado a partir de um processo participativo, que envolveu os diversos atores sociais das comunidades rurais, urbanas e periurbanas e suas lideranças, contemplando necessidades e anseios do público beneficiário da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) e políticas públicas que, no rural, dão sustentação à economia gaúcha.

“Esse plano incorpora compromissos firmados com o Governo do Estado, por meio do Termo de Colaboração firmado com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com detalhamento das principais ações a serem acompanhadas, voltadas à geração de renda, à melhoria da qualidade de vida, à inclusão social, à programação da cidadania das famílias rurais e à busca da sustentabilidade, nas dimensões social, econômica, ambiental, política e ética”, argumentou Rugeri.

O Termo de Colaboração visa à manutenção e fortalecimento da execução de programas e ações de geração de renda, melhoria da qualidade de vida no meio rural, organização rural em cooperativas, associações e feiras, recursos naturais e divulgação das ações por meio de programas de TV, rádio, site e redes sociais. “Tudo isso em prol do público assistido, de cerca de 210 mil famílias de agricultores e pecuaristas familiares, pescadores artesanais, assentados da reforma agrária, juventude rural, indígenas e quilombolas”, cita o diretor.

Além da Diretoria da Emater/RS, participaram da reunião ordinária representantes da Asae, Banrisul, BRDE, Ceasa, Cesa, Coceargs, CUT/RS, Embrapa, Famurs, Farsul, Federasul, Fetag, Fetraf- -Sul, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria da Fazenda, Secretaria do Meio Ambiente e da Ufrgs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

MISSÃO CUMPRIDA...

Emater/RS-Ascar Assinei hoje a minha comunicação de rescisão de contrato com a EMATER/RS-ASCAR. Ser lembrado é acima de tudo um agradecimen...