sexta-feira, 26 de junho de 2020

CTA e Conad aprovam Balanço Patrimonial e Relatório de Atividades de Aters

    Na tarde de quinta-feira (25/06) ocorreu uma reunião histórica do Conselho Técnico Administrativo (CTA) da Emater/RS e do Conselho Administrativo (Conad) da Ascar. Pela primeira vez, o encontro para apresentação do Balanço Patrimonial e do Relatório de Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) do exercício 2019, foi realizado por meio de webconferência. O Balanço e o Relatório foram aprovados por unanimidade, com a Diretoria da Emater/RS e o presidente do Conselho, Erli Teixeira, presentes no auditório da FEE/DEE e os demais conselheiros online.

    Um dos principais números do Balanço Patrimonial apontou para redução na verba dos governos Federal e Estadual e estabilidade nos aportes municipais. O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, destacou o incremento nos valores captados com os serviços de Classificação e Certificação. “Arrecadamos, em 2019, R$ 1,2 milhões a mais com essas atividades do que em 2018”, comentou Sandri. Também já houve redução nas despesas. “Devido à implantação do Gerenciamento Matricial, estamos reduzindo nossas despesas de custeio que, comparado a 2018, foi 15% de redução e isso sem perdermos a qualidade do serviço prestado”, exaltou Sandri.
    O Relatório de Atividades, apresentado pelo diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, mostra que a Instituição atendeu no último ano mais de 236 mil famílias em todo o Estado, e teve como destaque o atendimento a 55 mil famílias que trabalham com grãos, principalmente milho. “Pudemos observar uma retomada na produção de milho incentivado pela implantação do programa Pró-Milho. Outro dado importante foi o número de projetos de silos secadores elaborados (557 projetos), porque isso eleva excepcionalmente a qualidade do produto, fator importante na hora de comercializar o grão”, comentou Rugeri. Outro ponto importante comentado pelo diretor foi o número de 4.726 famílias assistidas na agroindustrialização de produtos.
    O diretor administrativo Vanderlan Vasconselos falou das obras de restauração do prédio do Escritório Central, em Porto Alegre. “Temos o retorno previsto para o mês de novembro. Voltar para a nossa ‘casa’ irá resgatar a dignidade dos empregados do Central”, comemorou o dirigente. Ele também comentou sobre a economia feita com a realização de novas licitações para a contratação do vale alimentação, de locação de impressoras para os escritórios e revisão de contratos antigos. “Esta diretoria trabalha com total transparência”.

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